Segundo dia de visitas… Missão Curitiba

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

FECOMÉRCIO PR

No terceiro dia da nossa Missão a parada inicial foi no SESC da Esquina, onde fomos recepcionados pela equipe da Federação do Comércio do Estado do Paraná – FECOMÉRCIO. As boas vindas à entidade foram dadas pelo Sr. Ari Farias Bittencourt, Vice-Presidente da Fecomercio/PR e pelo Sr. Paikan Salomon, diretor técnico.

A Fecomércio PR congrega 60 sindicatos patronais e expressa a voz de mais de 480 mil empresas do varejo paranaense. Tem a função de representar legalmente o empresariado junto aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, assim como perante a sociedade. Também é a entidade que administra os serviços sociais e de aprendizagem comercial no Paraná, através do Sesc e do Senac, que oferecem aos empresários serviços que podem ajudá-lo no seu dia a dia.

O Sr. Bittencourt ressaltou a importância da parceria entre Fecomércio e Sebrae na realização do Programas Varejo Mais, Top Loja e Revitalização. Parceria essa que, ao longo de seus nove anos, já capacitou mais de 30 mil pessoas no estado. Isso reforça ainda mais a importância da união entre as entidades e empresários para o bem comum. Em seguida, o Sr. Bittencourt convidou os empresários participantes da Missão e demais representantes das entidades presentes para um café da manhã.

 

Fecomercio 1   Fecomercio 2

 

NEX COWORKING

A primeira empresa visitada nesta manha foi a Nex Coworking. A Nex é uma empresa com um modelo diferenciado de negócio, que tem como objetivo conectar as pessoas, onde o ambiente é totalmente pensado para propiciar a colaboração, a educação empreendedora e a inovação aberta. Fomos recepcionados pela Angela, que nos apresentou todo o local e nos mostrou a infra-estrutura completa para que profissionais de diversas áreas possam ter seus “escritórios” neste espaço. O profissional pode escolher entre estúdios privativos ou estações de trabalho em área coletiva.

Foi uma experiência muito rica, pois os empresários participantes da Missão do Varejo conheceram uma nova forma de fazer negócios e como os profissionais ali presentes convivem e compartilham experiências, além de fortalecerem suas redes de contatos.

 

Nex 1   Nex 2

 

Nex 4   Nex 3

 

CORREIOS

A terceira parada da manha foi na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – CORREIOS. Ela é uma empresa pública federal, responsável pela execução do sistema de envio e entrega de correspondências no Brasil. Atualmente, é o maior operador logístico da América Latina e responde por 40% das entregas oriundas do comércio eletrônico no país.

Os Correios tiveram sua origem em 1663 e ao longo de sua existência também passou por processos de mudança, tendo que se reinventar para permanecer no mercado. E é com base nestas melhorias para atender aos seus clientes que a empresa se prepara para operar o processo de logística reversa, entregando e coletando mercadorias de em todos os pontos do país. O volume de objetos transportados pelos Correios é tão grande que em 2014 pode chegar a 19 bilhões de objetos transportados.

Possuem diversos tipos de serviços para atender as necessidades de seus clientes, que podem contar com um grande parceiro em suas vendas, pois a entrega das mercadorias vendidas está garantida!

 

Correios 1   Correios 2

Correios 3

 

 

 

LUCCA CAFÉ

A visita seguinte já mereceu a parada para o almoço, então aproveitamos para recarregar as energias ao mesmo tempo em que nos carregávamos de mais conhecimentos ainda. Após o almoço, a proprietária do Lucca Café, Georgia, nos contou sua história e como transformou sua empresa em um negócio inovador, para apreciadores de café.

Georgia começou a produzir doces e por conta deles foi para a Europa se especializar. Logo em seguida recebeu o desafio por parte de um amigo, produtor de café, que queria que seu café valesse mais. Como sua infância foi em um fazenda de café e o envolvimento com o grão já existia, o desafio foi aceito. Assim, Georgia voltou para a Europa estudar sobre cafés e dois anos depois abriu o Lucca Café. Hoje, Georgia e a filha são reconhecidas internacionalmente como provadoras de cafés especiais e a empresa segue um rígido controle de qualidade tanto na aquisição do grão, quanto no preparo do café. Além de servir o café em seu restaurante, ela também torra e moe o grão que adquiri, embalando e comercializando o café com sua marca.

Claro que provamos o café, não resistimos ao aroma que se espalhava pelo ambiente.

 

Lucca 1   Lucca 2 Lucca 3   Lucca 4

 

SHOPPING MULLER

Após o almoço, a parada foi no Shopping Muller, onde formos recepcionados pela Melissa – Gerente de Marketing do Shopping. Ela nos contou um pouco da história da empresa, pois o Muller é o primeiro shopping de Curitiba e celebra em 2014 seus 31 anos. Atualmente tem mais de 200 lojas, com mais de 30 somente na praça de alimentação. Por estar a tanto tempo no mercado, enfrenta um desafio constante, o de não envelhecer e continuar atraente para seu público. Por isso, buscam formas de ser o primeiro na escolha do consumidor, formado prioritariamente por mulheres entre 25 e 45 anos. Muito bem localizado, o Shopping Muller tem uma posição privilegiada neste quesito e atrai muitos consumidores diariamente.

 

Muller 1   Muller 2

Muller 3

 

DUDALINA

A Dudalina é uma paixão da sua proprietária, Márcia, que nos recebeu com muito carinho e entusiasmo. Em 2006 a Márcia conheceu a loja piloto da marca Dudalina em Navegantes – SC e buscando diversificação para o público do aeroporto Afonso Pena, trazendo primeira loja de moda masculina para este local. Com o tempo e os processos de inovação a marca Dudalina lança sua linha feminina, aumento ainda mais o público das franquias da marca e assim a Márcia inicia seu processo de expansão com lojas nos shoppings Barigui, Cristal e Muller.

A equipe da Dudalina é muito comprometida e cuidadosa, baseando todas as decisões que envolvem a empresas em indicadores e controles por elas criados e aperfeiçoados. Esse é um ponto fundamental para o bom desempenho e sucesso da empresa.

O Visual da empresas é cuidadosamente elaborado para que o cliente tenha a melhor experiência de compra, por isso a preocupação com a vitrine, disposição dos móveis, decoração e cada detalhe do ambiente da empresa é de grande importância para a equipe.

Aqui, a beleza não está só nos produtos, mas em cada detalhe, para que o cliente sinta-se especial.

 

Dudalina 1   Dudalna 2Dudalina 3   Dudalina 4

 

 

BAR DO ALEMÃO

Não por acaso, esta foi nossa última parada do dia. Conhecer a história do Bar do Alemão, que é um ponto turístico de Curitiba, foi inspirador. O Bar do Alemão tem 35 anos de história e surgiu no espaço de uma garagem. Ao longo dos anos evoluiu e caiu no gosto do público curitibano e de turistas que visitam a Capital Paranaense, mantendo a originalidade do local e propiciando um ambiente agradável e acolhedor. Hoje o espaço comporta em torno de 800 pessoas sentadas e foi o ponto de encontro de muitos torcedores durante a Copa do Mundo.

Para atrair e receber tantos turistas, a equipe e a estrutura foram preparadas para atender com a mesma qualidade e agilidade do dia a dia. Buscaram parceiros para os brindes ofertados neste período e propiciaram aos freqüentadores do local a melhor experiência em saborear pratos típicos alemães.

Alem de tudo isso, o Bar do Alemão mantém a tradição do local, preservando desde o Submarino (combinação de chope com uma dose de steinhäger), criado por um garçom do próprio Bar, até a originalidade do espaço Casa Vermelha, incorporado ao ambiente para atender um número maior de freqüentadores.

 

Bar do Alemão1   Bar do Alemão2 Bar do Alemão3

 

E para fechar nossa visita, foi neste ambiente que fizemos o workshop de processamento das visitas do dia para relembrarmos os aprendizados e para que o empresários pudessem organizar as boas práticas que podem ser levadas às suas empresas. Depois do workshop o merecido jantar no Bar do Alemão, onde fomos atendidos por uma equipe muito simpática e atenciosa. O jantar estava uma delicia!

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *