Primeiro dia de visitas… Missão Curitiba!

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Segundo dia da Missão Técnico do Varejo à Curitiba.

FESTVAL SANTA FELICIDADE

Começamos as visitas nas empresas selecionadas e a nossa primeira parada foi na nova loja do Festval de Santa Felicidade. Fomos recepcionados pelo Sr. Carlos Beal, diretor do grupo e pelo Sr. Sérgio de Souza, gerente da loja. O Sr. Carlos nos contou um pouco da história da Família Beal, que iniciou suas atividades em 1972 com uma mercearia em Cascavel e começou sua expansão com a aquisição de uma loja na Avenida Brasil. De lá para cá o grupo Beal só cresceu, contando hoje com 5 lojas do Supermercado Beal em Cascavel e mais 5 lojas do Festval em Curitiba. O sucesso do Festval em Curitiba está diretamente ligado a gestão da empresa, que tem como seus pilares o planejamento, a estrutura profissional, o mix de produtos e o foco no seu público especifico. A loja visitada no bairro Santa Felicidade tem um visual totalmente inovador, dispondo aos seus clientes um ambiente sofisticado e funcional e um atendimento de alto nível. O aprendizado nesta visita foi incrível, mas uma das frases ditas pelo Sr. Carlos Beal pode ser utilizada por todos os empresários: “Compartilhe seus planos, metas e decisões e a equipe faz o resto por você. Ame o que você faz e o sucesso será conseqüência”.

DSCN8001 DSCN8003 DSCN8004

 

 

ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E NEGÓCIOS DA UNIVERSIDADE POSITIVO

Nossa segunda visita foi na Universidade Positivo, onde fomos recepcionados pelo Sr. Rogério Mainardes, Diretor Geral da Escola de Comunicação e Negócios; Sra. Fabiola Paes, Gestora de Inteligência e Negócios; Sr. Wanclei Said, Diretor Administrativo do Grupo Condor; e Sr. Ivo Petris, Diretor-Presidente do Pollo Shop. O Sr. Mainardes nos apresentou o trabalho realizado pelo Grupo Positivo, que vai muito além do Colégio e da Universidade, abrangendo uma editora, uma gráfica, o Teatro Positivo, a indústria de equipamentos de informática, plataforma de educação à distância, que realizam diversas ações para o seu público alvo e para a comunidade da qual faz parte. As ações do Grupo Positivo já extrapolaram as fronteiras brasileiras, formando parcerias com instituições internacionais para trazer aos seus alunos as informações mais atuais e relevantes para o seu crescimento.

A Escola de Comunicação e Negócios foi criada com o objetivo de trazer a experiência do mercado para a universidade, transformando teoria em prática. Abrange as áreas de Marketing, Comunicação e Vendas que são os principais conteúdos para o sucesso empresarial. Mais do que empregos, desejam gerar empregabilidade.

A Sra. Fabiola Paes nos apresentou o Núcleo de Estudos de Varejo, onde será instalado o Laboratório de Varejo da Escola de Comunicação e Negócios. Este é um dos mercados que mais crescem e o que mais gera contratações atualmente, por isso a necessidade de criar um laboratório capaz de reproduzir o ambiente real de um varejo para que as empresas possam capacitação seus colaboradores. O objetivo é também utilizar o espaço para promover inovações e testar melhorias nos processos.

DSCN8029 DSCN8034 DSCN8039

 

 

LAFAYETTE

 

Fundada em 1990, em Curitiba, a rede de perfumarias Laffayette foi uma das pioneiras no Brasil a trabalhar com linhas de prestígio, trazendo os grandes lançamentos das marcas mais sofisticadas e cultuadas do mundo. Nesta visita formos recebidos pelo Empresário Sr. Hudson e pela gerente da loja, Sra. Andressa, que nos falaram sobre a história da empresa e como eles tem obtido sucesso num mercados tão competitivo.

Com a concorrência dos sites internacionais que competem por preço, a Lafayette se diferencia por agregar serviços aos seus produtos, como curso de maquiagem, tratamento facial, atendimento personalizado e treinamentos da sua equipe diretos das grandes marcas de cosméticos internacionais.

O visual da loja foi planejado para facilitar o acesso dos clientes e proporcionar o contato e a experimentação dos produtos.

 

DSCN8054 DSCN8057

 

PAÇO MUNICIPAL

Conhecemos o Paço Municipal, um prédio histórico, localizado no centro  de Curitiba, tombado pelo IPHAN. O local já foi abrigo do primeiro mercado municipal de Curitiba, demolido em 1912, para dar lugar a nova construção. Inaugurado em 1916, foi sede da prefeitura até 1969. Logo após foi sede do Museu Paranaense até 2002.

No ano de 2007 da Federação do Comercio, Sesc, Senac em parceria com a Prefeitura Municipal iniciaram um projeto de revitalização do prédio. Reinaugurado em 2009 a revitalização do Paço da Liberdade é um marco para as mudança de todo o seu entorno. O Sebrae participou do processo ao capacitar e melhorar a gestão da empresas do entorno.

DSCN8060

 

 

PADARIA E CONFEITARIA REQUINTE

A 30 anos no mercado, a Padaria e Confeitaria Requinte é uma empresa familiar com duas lojas e 140 funcionários. Nesta visita fomos recebidos pela Gabriela Dreher, que está em processo sucessório de sua mãe, Sra. Regina Dreher e pela Sra. Maristela, gerente da empresa.

A empresa possui um espaço de compras, uma grande variedade de produtos, além de um café que recebe, famílias, grupos de amigos e profissionais que desejam dar uma pausa na correria do dia a dia. O reconhecimento que a empresa conquistou nessas três décadas, é resultado do empreendedorismo e da visão de negócio da proprietária, que não abre mão da qualidade e da excelência em todos os seus processos, permitindo o constante desenvolvimento e atualização, sem perder os seus valores e princípios.

Em 2013 a empresa foi ganhadora do Prêmio MPE Brasil Paranaense, um reconhecimento pelas boas práticas de gestão e produtividade. Organização e controle fazem parte do dia a dia de todos os colaboradores da empresa, que buscam cumprir a proposta de valor da empresa, de garantir produtos frescos e de qualidade a seus clientes. A grande lição nesta visita foi a importância que a empresa dá ao seu cliente, estando sempre atenta as suas necessidades e aos seus desejos. Atender com satisfação também faz parte da tradição da Confeitaria e Panificadora Requinte.

DSCN8073 DSCN8076 DSCN8086

 

DENTRO D’ÁGUA

Na Dentro D’Água formos recepcionados pela proprietária Rita e pela gerente Ana Paula. A empresa está a 16 anos no mercado e produz roupas para nadar, pedalar e correr. Com o objetivo de atender um público bem especifico, atletas amadores, a empresa te foco na customização e personalização de produtos, atendendo a necessidade especifica de cada cliente. Primando pela qualidade, a Dentro D’Água produz suas roupas com 4 tipos de tecidos tecnológicos, que garantem a qualidade do produto ofertado. Comprometimento com o cliente é algo levado muito a sério pela empresa, que mantém um relacionamento muito próximo a seus clientes, conquistando um público fiel e satisfeito a ponto de fazer o marketing da empresa.

DSCN8093 DSCN8100 DSCN8101