#4 Diário Missão Internacional Sebrae Mais – Nova York

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Querem saber como foi nosso penúltimo dia de Missão? O tema do dia foi Inovação Disruptiva  com o Prof. Christoph Winkler, PhD.

Inicialmente o professor da Baruch College comparou a cidade de Nova Iorque e suas mudanças e o esforço para voltar às origens, através de projetos arquitetônicos e paisagísticos. Este é um tipo de inovação que fazem as novas ideias retornarem ás nossas origens. Após definiu inovação como EMPREENDEDORISMO = MUDANÇA <-> INOVAÇÃO.

workshop

Uma segundo tema que foi abordado foi a Inovação através da colaboração, onde o professor mostrou como o Google trabalha e também outros exemplos de co-working e compartilhamento de espaços. Sugeriu adaptar os espaços físicos para facilitar o trabalho em grupo e também incentivar o uso de tecnologia.

No último momento, o professou explicou a imensa procura e desenvolvimento de sistemas de financiamento para novas ideias e negócios. Nos Estados Unidos existe uma lei de 2012 que regulamenta esta matéria, e incentiva investidores.

BARUCH COLLEGE

Após as abordagens teóricas, os participantes da missão fizeram um exercício para identificar em suas empresas a Inovação Disruptiva, avaliando o modelo tradicional de suas empresas com o modelo disruptivo, analisando novas formas em entrega de valor ao cliente, fórmula de lucro e recursos.

A visita de hoje foi algo bem diferente. A empresa é a Makerbot , uma subsidiária da Stratasys, Ltd. e que está liderando a próxima revolução industrial, definindo os padrões de impressão 3D, confiável e acessível, em desktop. Fundada em 2009, a MakerBot construiu a maior base instalada de impressoras 3D para desktop, que são vendidas a clientes inovadores e lideranças de mercado em todo o mundo, incluindo engenheiros, arquitetos, designers, educadores e consumidores em geral.

inovação disruptiva

A MakerBot foi honrada com muitos reconhecimentos públicos, como o título de ‘”Vencedor Absoluto” para a melhor impressora 3D da Popular Mechanics e a inclusão na lista de “Melhores Invenções de 2012” da revista Time; o prêmio de “Escolha do Editor” da Popular Mechanics, o de “Produto do Ano” da Popular Science e o de “Uma das Top 10 Empresas Mais Inovadoras do Mundo em Eletrônicos de Consumo” da Fast Company, e muitos mais. O site da empresa é www.makerbot.com

impressora 3d

Os participantes tiveram oportunidade de conhecer uma empresa que tem em seu DNA inovação disruptiva. Está a anos desenvolvendo novos produtos e criando novos mercados, através da produção e venda de impressoras 3D, a base de resinas plásticas.

A empresa está sensibilizando governos e viabilizando impressoras em escolas para poder criar um mercado para os pais dos filhos estudantes. A percepção dos participantes foi de que estes equipamentos podem mudar nosso jeito de produzir e se comportar.

As pessoas que tem acesso a esta tecnologia podem ampliar exponencialmente sua capacidade de criação e inovação, sendo que as possibilidades são ilimitadas. Uma impressora “doméstica” 3D custa na empresa em torno de U$2.899.

Existe tecnologia para esta impressora que podem fazer comida, órgãos humanos entre outros.

Volta à Baruch para reunião de fechamento e avaliação das atividades. Debate sobre os principais aprendizados do quarto dia e reflexões de como incorporar os conhecimentos adquiridos nas empresas dos participantes. Discussão sobre as percepções do workshop da manhã e a visita no período da tarde. A inspiração para os participantes é o que eles podem fazer agora nas suas empresas. Como transferir esta experiência para toda sua equipe.

Reflexão do dia: Tão importante quanto ter a ideia, é colocá-la em prática

Acompanhe o último dia da nossa Missão amanhã, aqui no blog. O tema, que será um fechamento de toda a semana, será :Avaliação de Negócios e Definição de Metas.

Até amanhã!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *