Recursos humanos para pequenas empresas

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Uma organização, seja ela o tamanho que for, sempre envolverá pessoas!

Seja para realizar o pagamento dos funcionários, quanto repassar informações do dia-a-dia, apresentar novos colaboradores, promover a integração da equipe, há sempre um gestor de pessoas envolvido nessas atividades.

O primeiro passo para estruturar a política de recursos humanos é a conscientização e a apropriação desta ideia. Embora não exista, muitas vezes, a possibilidade de que uma pessoa atue somente nessa função, é importante que os próprio sócios da empresa se preocupem em realizar ações voltadas para os colaboradores.

Uma sugestão de início é analisar quais são os pontos críticos do ambiente, e planejar ações para melhorá-las. Pode até mesmo envolver uma pesquisa com os próprios funcionários, para saber o que eles esperam da empresa.

Na estruturação das informações, é importante descrever os processos e procedimentos, por exemplo, contratação de pessoas, orientação aos novos colaboradores, controle de benefícios.

A organização é fundamental para qualquer empresa, certifique-se que cada colaborador possui pastas específicas contendo os documentos pessoais, e se possível tenha todos estes documentos digitalizados no computador se possível.

Promover momentos de integração com a equipe só tende a melhorar o ambiente. Um exemplo é a implantação de um ritual de café da manhã em um dia específico da semana, ou a realização de reuniões semanais com os colaboradores. São ações simples e podem render bons resultados.

Essas são apenas algumas dicas!

Caso tenha interesse em se aprofundar no tema, participe do evento Soluções de RH para Micro e Pequenas Empresas promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná, com o apoio do Sebrae, no dia 12 de novembro:

http://www.abrh-pr.org.br/fatores-criticos-para-o-sucesso-da-micro-e-pequena-empresa-mpe/ 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *