18 Comentários

  1. Alessandra Silva Leite

    Boa tarde, gostaria de saber se alguém pode me ajudar num trabalho acadêmico que estou realizando e me responder qual é o enquadramento tributário da empresa Mcdonald´s.

    Responder
    1. Edmilson Koji Tanaka

      Olá Alessandra – tudo bem?

      A empresa McDonald´s é um franqueador, falando de sua unidade no Brasil, não tenho dúvidas que seja uma empresa regida pelo regime do LUCRO REAL, dado ao seu porte, ok?

      Responder
  2. Karina

    Boa tarde, gostaria de saber se alguém pode me ajudar num trabalho acadêmico que estou realizando e me responder qual é o enquadramento tributário da empresa Vigor Alimentos.

    Obrigada

    Responder
    1. Edmilson Koji Tanaka

      Olá Karina!

      Todas as empresas com faturamento bruto anual superior a R$ 48 milhões são automaticamente enquadrados no regime do LUCRO REAL. Para a empresa Vigor Alimentos, dado a sua participação no mercado – presente em todo o território nacional, podemos subentender tratar-se deste caso!
      Agradeço sua participação.

      Responder
  3. zilma

    Uma empresa que e regime normal e não tem movimento e obrigada a enviar EFD contribuições?

    Responder
    1. Edmilson Koji Tanaka

      Olá Zilma!

      Reproduzo a seguir, resolução a respeito de seu questionamento:

      Normativo: IN RFB nº 1.252, de 2012, art. 5º.
      As pessoas jurídicas obrigadas à entrega da EFD Contribuições devem apresentá-la ainda que, naquele mês, não tenham auferido receitas?
      A pessoa jurídica sujeita à tributação do Imposto sobre a Renda com base no Lucro Real ou Presumido ficará dispensada da apresentação da EFD-Contribuições em relação aos correspondentes meses do ano-calendário, em que:
      I – não tenha auferido ou recebido receita bruta da venda de bens e serviços, ou de outra natureza, sujeita ou não ao pagamento das contribuições, inclusive no caso de isenção, não incidência, suspensão ou alíquota zero;

      Agradeço sua participação.

      Responder
  4. Thaís

    Olá, estou fazendo um plano de negócios para um trabalho acadêmico, gostaria de saber se uma cafeteria se enquadra no simples nacional. Obrigada.

    Responder
    1. Edmilson Koji Tanaka

      Oi Thaís!

      Sim, uma cafeteria se enquadra no regime do simples nacional sem problema!
      Votos que realize um excelente trabalho acadêmico, ok?

      Responder
  5. Rivanete Zanella

    Boa tarde!!
    Estou fazendo um trabalho academico, iremos criar uma empresa ficticia, será uma PET SHOP, CLINICA VETERINARIA E HOTELARIA, os 3 serviços todos em um unico lugar e um unico cnpj é possivel?Qual a tributação mais conselhavel?

    Responder
    1. Edmilson Koji Tanaka

      Olá Rivanete!

      Constituir uma empresa com 3 atividades distintas como o descrito não há problema algum. O que pode ocorrer é uma diferença de tributação considerando as diferentes atividades, especialmente aquelas que requeiram o exercício de um profissional devidamente habilitado com formação acadêmica universitária.

      Já quanto a questão do regime tributário, tudo depende da estrutura e dos resultados a serem obtidos, alguns recomendariam diretamente o regime do simples nacional, porém, pode não ser viável uma vez que a clínica veterinária teria uma incidência de alíquota muito maior do que as demais atividades, chegando a ser superior a tributação pelo regime normal.

      Portanto, a decisão pelo melhor regime de tributação deverá ser tomada somente após a análise comparativa entre os diferentes regimes e associada ao perfil da empresa a ser simulada, considerando suas receitas, as fontes destas receitas, seus custos diretos e indiretos envolvidos.

      Minha recomendação é que você faça uma análise comparativa e o considere em seu trabalho, certamente será muito mais completo e assertivo.

      Desejo-lhe sucesso!

      Responder
  6. Andre

    Vou trabalhar por conta própria prestando serviços de consultoria em sistemas de informatica (Business Inteligence – BI). Qual o melhor enquadramento tributário escolher?
    Levando em conta que não terei empregados, normalmente vou ser sub contratado por uma terceirizada.
    Será que posso me cadastrar no MEI? devo ter um faturamento anual de 60 mil

    obrigado

    Responder
    1. Edmilson Koji Tanaka

      Olá Andre!

      O MEI não será sua opção, isso porque sua atividade não é permitida a essa categoria de pessoa jurídica.
      Restam opções para que você opte pelo regime do simples nacional ou do regime normal, podendo daí derivar para o lucro presumido ou o lucro real.
      Trata-se de uma questão bastante técnica e delicada que deve levar em consideração fatores como: forma de realização destes trabalhos, recursos financeiros envolvidos que representam os custos operacionais comprováveis, também, o município sede de sua empresa pela incidência do ISS, daí a decisão entre as diferentes opções de enquadramento.
      Portanto, sugiro que busque orientação técnica com especialista no assunto, tendo em mãos o máximo de informações sobre como você pretende operacionalizar a sua empresa.
      Entenda que tal indicação, para ser precisa de um grande volume de variáveis para possibilitar um parecer mais apurado.
      Agradeço sua participação.

      Responder
  7. Antonine de Amorim Rego

    Uma empresa que vende móveis e eletrodomésticos em Pernambuco seria melhor optar pelo regime Simples Nacional ou normal? Obrigado desde já! 😀

    Responder
    1. Edmilson Koji Tanaka

      Olá Antonine!

      Independentemente do Estado base de sua empresa, a opção pelo regime do Simples Nacional ou Normal a situação de tributação federal é a mesma.
      O que precisa levar em consideração são os seguintes fatores:
      1. verificar qual seria sua faixa de enquadramento no simples nacional, para conhecer a alíquota correspondente para sua empresa;
      2. verificar em seu Estado a forma de tributação do ICMS, considerar a origem de suas mercadorias (se de outro ou do mesmo Estado em que está sediado) e assim verificar como fica a incidência do ICMS;
      3. comparar os regimes simples nacional e o normal com base nos itens 1 e 2 para verificar o qual deles representará a menor tributação a pagar;
      4. considerar também a sua folha de pagamento, calculando os encargos sociais incidentes, como dica, 29% e 62% são respectivamente os percentuais de encargos sociais que incidirão sobre sua folha, sendo que, nestes percentuais já temos atribuído a incidência do FGTS, do 13º salário e das férias e seu abono.
      Recomendo que você faça essas análises comparativas para decidir pela melhor forma de enquadramento.
      Agradeço sua participação.

      Responder
  8. Tatiane

    Bom dia!

    Uma empresa com atividade de venda e compra de terreno, qual o melhor regime? Não se enquadra no Simples Nacional?

    Responder
    1. Edmilson Koji Tanaka

      Olá Tatiane!

      Essas atividades podem ser incluídas pelo regime do simples nacional, porém, não é a simples permissão que determina qual o melhor regime de tributação, para tanto, recomendo que oriente-se por um escritório contábil que conhecerá suas características de trabalho e poderá orientá-la sobre a melhor opção de tributação.
      Agradeço sua participação.

      Responder
  9. francisco erieudes do amaral

    tenho uma empresa de fabrica de moveis planejados e comercio varejista de roupas ;minha firma ta normal;seria melhor colocar no simples nacional.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *