Sua Empresa é competitiva?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Excelência em gestão e Inovação são estratégias da competitividade.

Estava num encontro com empresários quando fiz esta pergunta e respostas que me deram foi a seguinte: “ Não sei se a minha empresa é competitiva mas estou no mercado a quase 20 anos, isto deve significar alguma coisa.”

Outras perguntas foram ocorrendo em meu pensamento, como por exemplo: Mas você consegue me dizer o porque você se manteve no mercado? Ou , A sua empresa continuará a existir por mais quanto tempo?

A minha ideia era verificar se aqueles empresários sabiam onde eles queriam chegar ao longo do tempo. Alguns parecem que sabem aonde querem chegar, outros dizem que se as políticas do governo não atrapalharem eles estarão vivos e outros dizem que a concorrência está evoluindo muito rapidamente e que eles não têm muita certeza de como será o futuro.

Reformulei a minha pergunta para eles. O que é competitividade para vocês? Alguns me responderam que era inovar, estarem sempre lançando novos produtos, reduzindo custos, vendendo mais barato, outros me responderam que era tentar sobreviver e assim por diante.

Percebe-se  que muitos têm dificuldade de conceituar o que é ser uma empresa competitiva, e então lhes disse que uma empresa para ser competitiva precisa ter um conjunto de estratégias que facilitem que eles concorram com outras empresas e que estas estratégias permitam que ampliem ou mantenham seu posicionamento por um tempo desejado no mercado que estão.

Não dá para ser competitivo somente com uma estratégia. Perceber que somente ter um modelo baseado na excelência da gestão pode tornar a empresa competitiva por um intervalo de tempo que não seja duradouro, ainda mais se o olhar da gestão for somente interno, sem observar o mercado e as tendências tecnológicas. Assim como, inovar em novos produtos sem levar em consideração os resultados desta inovação tanto em termos de resultados financeiros para empresa, como a participação no mercado, também podem garantir que a empresa se mantenha competitiva por algum tempo. A inovação e o posicionamento da empresa perante o mercado são fundamentais.

Empresas que conseguem ajustar as estratégias do modelo de excelência em gestão, inovação e posicionamento do mercado tendem a tornarem-se empresas duradouras, ou empresas feitas para vencer como diz James Collins.
Como estão as suas estratégias?
Empresas como estas tenderão a tornarem-se empresas de Classe Mundial, mas isto é novo assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *