6 Comentários

  1. vanderley rosa

    tenho um poblema que muitos dos micro enpreededor tem nunca fui avisado sobre a declaração e foi cancelado o cnpj preciso de maiores informações sobre oque fazer se já passou o prazo desde ja agradeço pelas informações

    Responder
    1. Juliana Marina Schvenger

      Prezado Vanderley, agradecemos o seu contato no blog.
      Peço que, entre em contato com o nosso 0800 570 0800 e verifique o Sebrae mais próximo da sua região, para que os nossos consultores possam sanar a sua dúvida com mais detalhes.
      Atenciosamente.

      Responder
  2. Aline

    Olá Juliana, boa noite!

    Trabalho com vendas de lingerie, sendo assim tanto o valor da Receita Bruta total quanto o valor da Receita Bruta Total referente ao ICMS será o mesmo, uma vez que eu trabalho somente com mercadorias?

    Aguardo o contato.

    Att.
    Aline Pereira.

    Responder
    1. Juliana Marina Schvenger

      Aline, boa tarde.

      É isto mesmo.

      Segundo o manual da DASN SIMEI (http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Arquivos/manual/Manual_DASN-SIMEI_2015.pdf) disponível no site do Simples Nacional a informação é a seguinte:

      5.1.1 Coleta das informações
      a) Valor da Receita Bruta Total (comércio, indústria e serviço de qualquer natureza) – Obrigatoriamente deve ser informada a receita bruta total auferida no ano- calendário escolhido, mesmo que seja R$ 0,00.
      b) Valor da Receita Bruta referente às atividades de comércio, indústria e serviço de transporte intermunicipal e interestadual – Obrigatoriamente deve ser informada a receita bruta total auferida no ano-calendário escolhido referente às atividades de comércio, indústria e serviço de transporte intermunicipal e interestadual, mesmo que seja R$ 0,00. Este campo será inibido se no cadastro do MEI no CNPJ não constar CNAE referente a estas atividades.

      Lembre-se, que o valor da receita deve ser informado inclusive o que foi vendido sem nota fiscal e principalmente com cartão de crédito e/ou débito.

      Agradeço sua participação.

      Responder
  3. Marcos Kleber

    Gostaria de saber se, as compras que faço com cartão de credito como ,roupas,calçados,supermercados etc… devo declarar mensalmente no MEI?

    Responder
    1. Juliana Marina Schvenger

      Ola Marcos, boa tarde.

      Não… estas despesas não são consideradas para fins de apuração de receitas brutas para o MEI.

      É somente a movimentação financeira de vendas que deve ser declarada.

      Agradeço sua participação.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *