43 Comentários

    1. Erlon Labatut

      Valeu Tanaka, vindo de um mestre da gestão como você é um graaande elogio.

      Abração

      Responder

  1. ESTE É MEU PRIMEIRO CONTATO PARA UM ESTUDO SOBRE -COMO ME TORNAR UM FRANQUEADOR- ESPERO ADQUIRIR CONHECIMENTO BASICO PARA UMA ANALISE DE MEU NEGOCIO E SE ELE PODE SE TORNAR UMA FRANQUIA.
    GRATA

    Responder
    1. Erlon Labatut

      Bem vinda!

      Espero que consiga adquirir muito conhecimento por aqui.
      Qualquer dúvida entre em contato.

      Responder
  2. Matheus

    Bom dia.

    Gostaria de saber, se uma empresa MEI de serviços de Dedetização, pode ser Micro Franquia para outras empresas MEI no mesmo segmento?

    Pois a dúvida gira em torno do porte, se apenas empresas ME / EPP e a cima disto pode ser Micro Franquias ( Ou Franquias Convencionais).

    No aguardo. Grato pela atenção.

    Responder
    1. Erlon Labatut

      Olá Matheus,

      Obrigado pelo contato.

      Para ser franqueadora tem que ter uma atividade específica no contrato social que é vedado ao MEI.
      Terá que ser pelo menos ME.

      Abs
      Erlon

      Responder

  3. Boa Noite,
    Tenho uma Doceria localizada na Granja Viana – SP à mais de 24 anos, todos os produtos são produzidos por nós. Estou pensando em fazer da minha loja uma franquia, você teria alguém para indicar que possa nos dar uma assessoria ? Quanto custaria esse serviço?

    Att, Tatiana

    Responder
    1. Lucas

      Oi Tatiana,

      Vi seu comentário aqui no site…você obteve algum retorno?

      Responder

      1. Olá Lucas,

        Tomei a liberdade de responder seu comentário pois através dele percebi que acabei passando batido pela pergunta da Tatiana, peço desculpas.
        Temos como política aqui do blog do Sebrae não fazer indicações de empresas, mas uma sugestão que posso dar é procurar consultorias que seja associadas a ABF, assim saberá que comprovaram sua experiência, documentação e a satisfação de seus clientes. Consultorias associadas a ABF
        O preço varia bastante em função da complexidade do negócio e o trabalho específico que será desenvolvido. Para ter dar uma ideia na maioria dos projetos que atua o valor fica em torno de R$50.000 a R$90.000,00.

        Responder
  4. Jhonatan Troguel

    Bom dia.

    Tenho um produto a mais de 25 anos no mercado, ( Sonhos ). Gostaria de saber se posso fazer uma franquia? Minha empresa é ME.

    Desde ja agradeço a sua atenção.

    Responder
  5. Patricia Toledo

    Olá,
    Excelente texto…primeiro em facilidade de entendimento para leigos, como eu… Salvei o mapa do processo de formatação no meu celular, para recorrer em caso de duvidas..rsrs.
    Parabéns!!

    Responder
  6. sonia regina dos santos

    Ola primeiro obrigada fiquei muito feliz quando procurei e encontrei resposta para todas as minhas perguntas.e parabens sua generosidade de compartilhar os seus conhecimentos,e sim tenho um pequeno negocio na verdade em 4 anos ja abri e vendi 6 vezes e sempre alguem me diz porque voce nao faz da sua ideia uma franquia nao sei nem por onde comesar e nao nao tenho 50.000 disponivel.mas valeu obrigada

    Responder

    1. Obrigado pelo comentário Sonia!

      Para quem precisa de mais informações sobre começar a franquear, estou disponibilizando mais conteúdos no Clube Sebrae, no meu canal no Youtube e também no meu blog, dá uma olhada.

      Sucesso para os seus negócios!

      Responder
  7. luis guilherme inacio

    boa tarde erlon a um mes tive uma ideia de montar uma barbearia em cima de uma bicicleta “barbearia bike ceu azul”por nao conseguir alugar um espaco resolvi a trabalhar a ceu aberto em cima da bicicleta o negocio deu tao certo q tive mais de 1200 acessos no face da cidade rio claro sp o g1 fez uma materia comigo e a eptv de sao carlos uma reportagem agora a televisao local tb quer fazer o pessoal do g1 cogitou a possibilidade de irmos no ana maria braga gostei tanto da ideia e do sucesso que acho que da para virar um franqueado gostaria de saber sua opiniao e se pode me ajudar

    Responder

  8. TENHO UMA MICRO EMPRESA NO RAMO DE PRODUTOS NATURAIS JÁ FUNCIONANDO HÁ 05 ANOS, 6 MESES E 15 DIAS. ANEXO, JÁ FABRICO E ENVASO, BOA PARTE DOS PRODUTOS QUE VENDO NA LOJA. (NÃO SOU LICENCIADO PARA ISSO). OS ÓRGÃOS FISCALIZADORES ESTÃO PEGANDO NO MEU PÉ, NÃO ME DÃO SOSSEGO. E JÁ FUI DENUNCIADO POR UM CONCORRENTE. MAS, SÓ ME FEZ CRESCER AINDA MAIS… JÁ ESTOU PROVIDENCIANDO REGULARIZAR TUDO. E TAMBÉM EM ME TORNAR UM MICRO FRANQUEADOR. HOJE JÁ ME SINTO A ALTURA DE SER UM FRANQUEADOR.
    ACHEI MUITO UTIL SUAS INFORMAÇÕES.
    OBRIGADO.

    Responder
  9. Jefferson Gimenez

    Gostei, de todo conteúdo e quero poder me aprofundar mais ao assunto

    Responder
  10. FABIO BELLOTTE

    Prezado Erlon,
    As minhas duvidas são as seguintes: Caso eu pretenda transformar a minha empresa em franqueadora necessito fazer alteração no contrato social ? caso positivo como devo proceder e quais documentos devo entrar na junta? O que deverá constar nos respectivos contratos sociais dos franqueados na junta comercial para caracterizar esta situação?

    Responder

    1. Olá Fabio, o ideal é que você abra uma outra empresa que será a franqueadora, que terá como o objeto a gestão de franquias. A documentação é a tradicional para a abertura de uma empresa, os detalhes deve verificar com o contador. No contrato social dos franqueados não aparece que são franquias, são empresas tradicionais, o que firma a relação será o contrato de franquia. Tenho escrito sobre estes temas também no meu site http://franqueador.com.

      Abs

      Responder
  11. Marco Antonio

    Olá ERLON, Boa Tarde !!!!!!

    Tenho uma confeitaria em Ribeirão preto já faz 6 anos , já fui procurado diversas vezes por pessoas interessadas em ser um franqueado da minha marca , pois acham meus produtos de primeira linha , fazemos Bolos Caseiros , Bolos Confeitados, Casamentos, 15 Anos, Bolos Personalizados , Doces para sobremesa , etc… , pessoas de S.P, GO. MG. PR, TO, cidades vizinhas , mas não consegui até este momento fazer um curso no SEBRAE ou outro orgão para me informar melhor , por onde devo começar a preparar minha empresa ?
    Agradeço sua atenção , Marco

    Responder

    1. Boa tarde Marco Antonio!

      Parabéns pela sua empresa, fiquei com vontade de conhecer.
      Realmente são raros os cursos que ensinam como preparar uma empresa para franquear. Sou coordenador que um curso assim aqui em Curitiba no ISAE/FGV, como muitas pessoas tem me perguntado sobre cursos, mas fica inviável vir fazer aqui, estou pensando em montar um curso para fazer a distancia, o que acha?

      Enquanto isso pode fazer uma analise previa de franqueabilidade no meu site: http://www.franqueador.com/analise-de-franqueabilidade/

      Sugiro também dar uma olhada neste video: https://www.youtube.com/watch?v=ppoNOfV16T4

      Sucesso e vamos conversando!

      Abs

      Responder

  12. Tenho uma empresa de assistencia técnica na area de aquecedores a gas,eletricos ,solar, piscinas, hidramassagens,calefação,saunas etc. posso tornar minha empresa em uma franquedora, preciso muito saber ,porque preciso tomar uma decisão.
    estou localizada em Santo Andre SP.
    Aguardo sua orientação.
    Obrigada/Irene

    Responder

    1. Olá Irene,

      Acessei o site da sua empresa, gostei! Parece ser um negócio estruturado.
      Para começar a analisar o potencial para transformar em uma franqueadora sugiro que preencha o formulário que tem no meu site franqueador.com e enviarei um relatório inicial para tentar lhe ajudar, ok?

      Att
      Erlon

      Responder

    1. Olá Eddy, estou disponibilizando bastante conteúdo sobre como montar uma franqueadora no me site franqueador.com e pretendo continuar publicando detalhes de cada etapa.

      Além disso também estou começando a publicar uma série de vídeos no meu canal no youtube

      Continue acompanhando. Sucesso no seu negócio.

      Abs
      Erlon

      Responder

  13. Olá Erlon, bom dia!
    Minha empresa já é uma fraqueadora e gosto muito do tema franquias. Gostaria de futuramente de auxiliar outros empresários a tornarem-se franqueadores também. Qual sua orientação em termos de formação acadêmica?
    Abraço,
    Laurence

    Responder

    1. Olá Laurence,

      Do ponto de vista de Graduação, considero o curso de Administração o mais indicado pela visão geral sobre negócios. Em termos de Pós, existem apenas dois cursos no País: o MBA da FIA (São Paulo), que é excelente! E o GBA (média duração) do ISAE/FGV em Curitiba, que eu sou o Coordenador 😉

      Abs
      Erlon

      Responder
  14. Adriana Marta B Santos

    Erlon .
    Parabéns antes de tudo pela iniciava em compartilhar seu conhecimento e experiência . E pela apresentação muito bem apresentada didaticamente e Ainda pela atenção nos disponibilizada .
    Vou usar seu material como base inicial para desenvolver estudos sobre viabilidade de meu negócio que já fui indagada se era franquia.
    Nosso Instagram lelhaflor.
    Um abraço

    Responder

    1. Olá Adriana!

      Muito obrigado pelas palavras, isto me motiva a continuar 🙂
      Desejo sucesso para o seu negócio! Mande notícias sobre a evolução da sua franquia e se tiver dúvidas estou a disposição.

      Abs
      Erlon

      Responder
  15. Fernanda

    Olá. Boa tarde. Tenho uma empresa e diversas pessoas já me perguntaram se meu negócio é uma franquia. Acredito que temos um potencial para nos tornarmos franqueadores, mas tenho medo de investir um dinheiro alto e não ter retorno. Em média, quanto tempo demora para começar a venda das franquias depois da formatação? Esse processo é muito complicado? Uma grande consultoria veio na minha empresa e disse que pelo nosso perfil o retorno aconteceria em um ano, essa informação pode ser considerada como válida? Não tenho muita base nesse aspecto do retorno. Obrigada!

    Responder

    1. Olá Fernanda! A partir do momento que a franquia esta formatada já pode começar a vender franquias, tem empresa que já estava conversando com interessados e a primeira venda é praticamente imediata e tem outras que acabam demorando bastante e algumas vezes até nunca vendendo (isto acontece por diversos motivos). Tenho um curso online que ensina como fazer toda a formatação. Se tiver interesse em saber mais e ficar na lista de espera (não temos vagas no momento) pode fazer seu cadastro aqui: http://www.segredosdafranquia.com.br Se tiver outras duvidas podem entrar em contato direto comigo através do erlon@franqueador.com
      Abs e sucesso!

      Responder

  16. Olá Erlon, tenho uma empresa onde atuo desde de 2009, tenho alguma ideias sobre franchising mas não conheço muito sobre o assunto, porém tenho projetos que acho que são altamente viaveis para franquear meu negócio. Queria saber se vc tem interesse em conhecer minhas idéias. Vou deixar meu telefone caso queira conversar.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *