Declaração DASN: 3 coisas importantes para o MEI

Tempo de leitura: 1 minuto

Suas responsabilidades como Microempreendedor Individual estão em dia? O Sebrae tem 3 lembrete importantes pra você. Sabemos que o dia a dia pode ser bastante atribulado. Mas tire um minutinho para se atentar a essas 3 coisas:

number 1

DASN – O prazo para enviar a Declaração DASN é dia 31 de maio e é obrigatório para todos os Microempreendedores Individuais. Essa declaração tem como base o relatório mensal de receitas brutas, que você deve preencher mensalmente. Se você tem dúvidas de como preencher essa declaração, não se preocupe. Nós elaboramos um manual DASN, que vai te mostrar detalhadamente como fazer sua declaração.


number 2 Mudança importante: Fique atento! Os boletos pararam de ser enviados pelo correio. A partir de agora, para o pagamento da DAS (Documento de Arrecadação Simplificada), é necessário que o MEI imprima a guia no site www.portaldoempreendedor.gov.br. Lembrando que o pagamento mensal dos tributos deve ser feito até dia 20 de cada mês. Não deixe de pagar em dia, pois o atraso ou não pagamento pode levar a suspensão dos benefícios previdenciários, além de gerar multas. Para ajudar o MEI, o Sebrae lançou uma aplicativo que emite alertas para o pagamento. Você pode baixar o aplicativo QIPU gratuitamente.


number 3Cuidado com fraudes: Nesse ano de 2015 tivemos vários casos de Microempreendedores recebendo carnês falsos para pagar. O carnê da Cidadania era emitido pela SMPE (Secretaria da Micro e Pequena Empresa) e enviado para o MEI com 12 boletos para facilitar o pagamento da DAS. Sabendo disso, alguns fraudadores enviam carnês falsos. Talvez por isso, veio a decisão de acabar com o envio de qualquer documento de cobrança por parte do governo. A partir de agora, os boletos deverão ser retirados pelo MEI no site do Portal do Empreendedor, como falamos anteriormente.

Fique ligado e conte com o Sebrae!

6 Comentários


  1. Bons avisos, mas acho que para facilitar o pagamento DAS, deveria haver uma opção de tirar uma única Guia para pagamento com o valor total. Porque é muito ruim com tantos pagamentos para lembrar mensalmente ainda ter que lembrar de pagar o DAS.

    Responder
    1. João Luis Moura

      Concordo contigo, se tivesse a opção de DAS única poderia facilitar…uma sugestão que pode lhe ajudar é o aplicativo qipu(http://www.qipu.com.br/). Nele você controla as despesas e recebe os avisos para realizar os pagamentos! Abraço
      João Luis – Consultor Sebrae

      Responder
  2. Marcia Cristina do Nascimento

    Tentei me cadastrar como MEI, mas no cadastro pede o numero do recibo do IRPF, e o meu o ano passado foi alto, porém não estou mais na empresa desde agosto 2015.
    Agora quero me cadastrar pois estou atuando como esteticista desde agosto de 2015!

    Quando tento me cadastrar o sistema me cadastra como MicroEmpresa! é isso mesmo
    Tem diferença entre Micro Empresa e Micro Empreendedor individual?

    Responder
    1. João Luis Moura

      Olá Marcia, o sistema só bloqueia sua formalização como MEI se no seu cadastro na Receita Federal constar alguma empresa no seu nome, seja como sócia ou como única proprietária.
      Microempresa e Microempreendedor Individual são tipos de empresa bem diferentes, sugiro você confirmar se há alguma empresa no seu nome na Receita Federal…dá para consultar pelo próprio site da receita(https://cav.receita.fazenda.gov.br/eCAC/publico/login.aspx#).
      Abraço
      João Luis – Consultor Sebrae

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *