Seguindo a tendência da economia colaborativa

Tempo de leitura: 2 minutos

Pense nas inovações que tem surgido nos últimos anos: compartilhamento de táxi, compartilhamento de caro, compartilhamento de utensílios domésticos. Esse é o movimento global que as tendências de consumo mais consciente juntamente com a expansão das redes sociais gera: a chamada economia colaborativa. Esse fenômeno gradualmente tem ganhado força e está quebrando paradigmas de consumo. Um novo sistema surge, onde se compartilha e troca produtos, serviços e conhecimento através de plataformas digitais.

“O principal valor agregado desta nova tendência de colaboração, alem de ganhos econômicos, é a produção e o desenvolvimento de conhecimento”

Nesse cenário, surgiram plataformas de crowdsourcing, que organizam e chamam pessoas para resolver um problema em conjunto. Esse é um termo amplo, mas dentro dele estão as plataformas UGC (User Generated Content, em português, Conteúdo gerado pelos usuários). Hoje os sites que mais geram conteúdo no mundo utilizam esse modelo. Wikipedia, Medium, Quora e agora, o Clube do Empreendedor.

O Sebrae/PR lançou recentemente um ambiente para que os empreendedores sejam os grandes produtores de conhecimento sobre gestão e empreendedorismo e tantas outras situações do dia-a-dia de um empreendedor.

Toda empresa, com o passar do tempo, acaba gerando uma série de lições aprendidas que passam a ser incorporadas como práticas. Porém, o conhecimento não precisa necessariamente vir dos próprios “erros”. Muitas empresas estão constantemente na busca de formas de melhorar a estratégia e a operação com o objetivo de obter vantagens competitivas e eficiência. Para isso, empresários buscam as “melhores práticas”. Nada mais é do que inserir na empresa o aprendizado de outros players do mercado. Parece uma boa idéia!

Você já imaginou o impacto que você pode gerar no seu segmento? Compartilhando suas experiências e práticas, você passa a ser visto como uma autoridade no assunto. Seu nome e sua marca ficam atrelados àquele conhecimento. Compartilhar conhecimento te ajuda a se posicionar como um expert no seu segmento e consequentemente colocá-lo em uma posição de liderança.

Não deixe de conhecer o Clube Sebrae e fazer parte desta comunidade.

Conheça já o Clube do Empreendedor Sebrae

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *